Governo anunciou novo eSocial Simplificado

Foram publicadas na última sexta-feira (23) as Portarias Conjuntas RFB/SEPRT nº 76 e77, que criam um novo layout simplificado para a escrituração de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que substituirá o eSocial atual e reformulam o cronograma de implantação.
O desenvolvimento do eSocial Simplificado estava previsto na Lei nº 13.874/19 e entrará em operação a partir do ano que vem, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças.
De acordo com o governo, as mudanças no layout do sistema simplificam o preenchimento e eliminam campos que tomavam desnecessariamente tempo para preenchimento. As regras de validação não impedem mais a transmissão de dados, e os impedimentos foram substituídos por avisos, evitando a cobrança de multas por atraso na entrega de informações. As exigências que não estavam previstas em lei também foram retiradas.
O novo sistema segue, segundo a Receita Federal, premissas de modernização, simplificação e respeito aos investimentos já feitos pelas empresas e profissionais.
Fonte: Gov.br